quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Mundinho Azul

O mundinho azul

Era uma vez um mundinho, que poderia até ser chamado de planeta azul.
            Visto a distância, lá estava ele no espaço: uma gigante esfera azul. O lindo azul dos seus mares cobria quase todo o mundinho. No mundinho viviam homens que trabalhavam cuidando dos oceanos, lagos e rios. Eles sabiam da importância da água para a vida.
Com o calor do sol, a água dos oceanos, lagos e rios evaporava. O vapor de água subia no ar e, quando chegava a uma altura onde o ar era muito frio, formavam-se as nuvens. Quando as nuvens ficavam pesadas demais para flutuar, as gotas caiam em forma de chuva. Esse era o ciclo da água no mundinho.
            Apesar de o mundinho ter tanta água, a maior parte dela era salgada, pois existiam mais oceanos do que lagos e rios. Assim, a água doce era escassa, o que preocupava os homenzinhos.
            A água doce não podia faltar. Ela era usada para muitas coisas: beber, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, lavar as frutas, regar as plantas e muito mais.
            Antes de chegar às torneiras, a água era tratada para ser potável, ou seja, própria para beber. Isso acontecia nas estações de tratamento de água: lá chegavam as águas das represas, das chuvas e dos rios, que passavam por diversos processos para finalmente serem filtradas e receberem cloro para matar os micróbios.
            No mundinho havia dias leis importantes: não desperdiçar água e não poluir o meio ambiente. Lixo é para ser jogado no lixo.
            A água é uma grande amiga, sem ela não há vida. Precisamos dela todo tempo, desde quando acordamos até a hora de dormir.
            Um dia, os homenzinhos descobriram uma grande coisa: que a força da água corrente podia produzir energia. Assim criaram as usinas hidrelétricas. Dessa forma, mais uma vez a amiga água ajudou os homenzinhos. Com energia elétrica em suas casas, podiam acender a luz de noite para ler um livro, ouvir música ou assistir a um filme.
            Os homenzinhos sempre agradeciam ao mundinho e gritavam felizes:
            _ Viva a água do mundinho!
INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN




Um comentário:

  1. oi pro parabéns adorei o seu blog tenho pode visitar se quiser o primeiro é www.meeldepaula.blogspot.com.br
    o segundo www.conhecimentosdamel.blogspot
    e o terceiro criei hoje que é www.plantaodamel.blogspot
    bjs adorei parabéns

    ResponderExcluir